quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

II Colóquio do Imaginário - Internacional

English version
 

Versión en Español

ANAIS - DOWNLOAD
DOCUMENTO COMPLEMENTAR - DOWNLOAD
Informações: redlehcc@gmail.com
HARABELLO VIAGENS E TURISMO - AGÊNCIA OFICIAL


A Comissão Organizadora do II Colóquio do Imaginário - Novos desafios, novas epistemologias vem de público agradecer a presença e participação de todos em nosso evento. Todos os esforços foram despreendidos para que tivessemos um espaço de diálogo e troca de ideias, fundamento pelo qual concebemos  a produção do conhecimento e a imagem de ciência que cultivamos.
Novos desafios, novas epistemologias
3 a 5 de agosto de 2011.
Local: Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - Natal/RN


Apresentação:

O Colóquio do Imaginário: fronteiras, desafios e múltiplos olhares teve seu marco inicial em Martins-RN, no ano de 2009, no qual diversas Instituições de Ensino, como os Cursos de Educação Física (UERN/Pau dos Ferros e Mossoró); de Economia (UERN/Pau dos Ferros); de Ciências Sociais (UERN/Mossoró); de Filosofia (UERN/Caicó e Mossoró); de Enfermagem (UERN/Caicó e Mossoró); Odontologia (UERN/Caicó); Ciências do Desporto (UTAD/Portugal); Comunicação Social e Letras (UFPB/João Pessoa); a FARN (Natal); o CEFET (Ipanguaçu), dentre outras, discutiram o imaginário a partir de diferentes olhares.
Nessa perspectiva, ponderava-se sobre a “idéia de fronteira, particularmente verificada pela sua ruptura/construção/desconstrução, analisando e incorporando seus desafios e tratando-a por uma multifocalidade que denominamos olhares” (SOUZA, 2009, p. 06)
De forma mais pontual, o Colóquio do Imaginário


[...] buscou experimentar, compartilhar e fundir a complexidade presente no imaginário em várias áreas de atuação da sociedade, divergindo, inclusive, dessa complexidade. Tal se deu sob a diretriz e o desafio do pensamento que considera o imaginário a partir das experiências nas diferentes áreas do conhecimento que aqui se encontram presentes.
Assim, desbravando as dimensões do presente e questionando a realidade, além de procurar tecer alternativas para as problemáticas que afligem o homem e sua dimensão social, os debates foram travados. (op. cit., p. 08)[1]


Das discussões e enfoques apresentados sobre o imaginário, abordado a partir de 06 (seis) eixos temáticos: imaginário no esporte / atividades na natureza / aventura / risco; imaginário social; imaginário político, econômico e educacional; imaginário na saúde; imaginário literário e imaginação poética; imaginário na comunicação, produziu-se a ampliação/divulgação de diferentes olhares sobre o imaginário, produção essa que se materializou no livro – Imaginário: fronteiras, desafios e múltiplos olhares.
Considerando essa breve apresentação da primeira versão Colóquio, o Projeto que ora é apresentado vislumbra a continuidade das discussões sobre o imaginário, agora no formato de evento internacional, tentando ampliá-las em suas diversas dimensões.
O II – Colóquio do Imaginário: novas estruturas, novas epistemologias, vem  discutir o imaginário, não numa perspectiva de fim, mas considerando as interelações que ocorrem em todo existir, porque não dizer, num contexto de complementariedade e não numa visão reducionista. Dessa forma, as interpretações se dariam a partir do que Durand apud Carvalho (s.d.) chama de multireferênciais, dos quais exemplifica a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a metadisciplinaridade.
Desse parâmetro, procurar-se-á articular falas e saberes de diferentes contextos - locais, regionais, nacionais e internacionais, numa tentativa de estabelecer diálogos teóricos e interinstitiucionais, de modo a “estreitar laços” não num necessário consenso, mas que a partir dos dissensos, e que se construa, veja e reveja os olhares sobre as questões do imaginário, algo tão presente e tão distante na compreensão de nós seres humanos. Presente porque nos tem e distante porque não sabemos que somos possuídos. Saber que é possuído é condição para que, o que se apresenta tão presente, seja entendido como algo que nos penetra e, é só sabendo que o que nos penetra pode nos ter, que poderemos ter consciência que podermos ser, mesmo penetrados, sujeito do nosso próprio existir.


 



[1] O texto apresentado foi extraído da Carta de Martins e assinada pelos autores do livro Imaginário: fronteiras, desafios e múltiplos olhares, o qual é citado um pouco mais adiante.


Carta de Apresentação

Programação (Acesse)

Inscrições (Acesse)

Apresentação de Trabalhos (Acesse)

Grupos de Pesquisa (Acesse)

Mini-cursos (Acesse)

Livro do Colóquio do Imaginário: fronteiras, desafios e múltiplos olhares (download)

Seminários de Outubro - 2017 (Acessar programação)


LINKS ÚTEIS
Curso de Educação Física - CEF/CAMEAM/UERN
III - Semana de Educação Física, Esporte e Lazer no CAMEAM
Mestrado em Letras - UERN


 

Criação e gerenciamento do Blog:
Helder C. Câmara

8 comentários:

  1. Percebida a ausência da inteligência;
    No instante em que do óbvio não se pode mais falar nada e, no diálogo não se percebe mais os diferentes discursos, então é necessário apelar para as possibilidades do imaginário.
    Promover espaço...alimentar as redes, tecer os pontos da teia e então prosseguir.

    ResponderExcluir
  2. O encontro prevê publicação dos trabalhos aprovados?!

    ResponderExcluir
  3. Sim. Haverá publicação nos anais do evento, em formato digital e disponível para download neste blog. O trabalho será publicado desde que enviado no período estabelecida.
    Em breve essas informações serão postadas.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Por favor, não sou da cidade e gostaria de indicações para hospedagem. Prefiro um albergue ou pousada devido aos custos. Agradeço. Ah ...se possível envie email com retorno para anamaria_mqs@yahoo.com.br Obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal, o Colóquio foi muito bom, soube de diversas críticas boas acerca do evento, a comissão e participantes estão de parabéns! :)
    Os anais dos trabalho serão divulgados no site?

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Catarina.
    Os anais já estão disponíveis para download.

    ResponderExcluir